sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Uma modesta proposta.

Inicio esse blog com um texto que procuro há anos. Chama-se Modest Proposal, de Jonathan Swift. Pego emprestado o título pois tenho também uma modesta proposta com este blog, colocar minhas impressões do que considero de bom gosto.
 Há uns seis anos eu costumava escrever ao falecido escritor, que muito admiro, Fausto Wolff. Havia acabado de ler As aventuras de Gulliver e fiquei impressionado com as críticas à sociedade inglesa e européia feitas por Swift. A primeira parte do livro tornou-se um clássico para a juventude, mas ao lermos todo o livro entendemos que sua real intenção era chocar, e não entreter. Fiz uma compilação de trechos e enviei-os a Wolff, que publicou no JB algumas impressões. Nesse texto, transcrevi também alguns trechos de A Modest Proposal: For Preventing the Children of Poor People in Ireland from Being a Burden to Their Parents or Country, and for Making Them Beneficial to the Publick, ou Para impedir que os filhos das pessoas pobres da Irlanda sejam um fardo para os seus progenitores ou para o país, e para torná-los proveitosos ao interesse público. Quando escrevi-lhe não tinha o texto inteiro, só alguns fragmentos mais chocantes. Agora o tenho na íntegra. Acho-o oportuno e contemporâneo, pois de uma forma ou de outra a sociedade ainda precisa de pessoas para serem engolidas.
Divirtam-se:

Uma proposta modesta: Para impedir que os filhos das pessoas pobres da Irlanda sejam um fardo para os seus progenitores ou para o país, e para torná-los proveitosos ao interesse público. 

É um objeto a melancolia para aqueles que caminham através desta grande cidade ou viajar no país, quando vêem as ruas, as estradas, e as portas da cabine, cheia de mendigos do sexo feminino, seguido por três, quatro ou seis filhos, tudo em trapos e importunando todos os passageiros para uma esmola. Essas mães, em vez de ser capaz de trabalhar para seu sustento honesto, são forçadas a empregar todo o seu tempo em passeios a mendigar o sustento de seus filhos desamparados: que à medida que crescem, quer transformar os ladrões por falta de trabalho, ou deixar seu país natal querida para lutar pelo Pretendente na Espanha, ou vender-se aos Barbados.

Eu acho que é acordado por todas as partes que este número prodigioso de crianças nos braços, ou nas costas, ou nos saltos de suas mães, e freqüentemente de seus pais, é no presente estado deplorável do reino um adicional muito grande agravo, e, portanto, quem quer que pudesse encontrar um método justo, barato e fácil de fazer essas crianças de som, membros úteis da comunidade, mereceria tão bem do público a ter sua estátua criada por um preservador da nação .

Mas a minha intenção está muito longe de ser confinado a apenas prevêem a crianças dos pedintes confessos, é de uma extensão muito maior, e tomarão em todo o número de bebês com uma certa idade que nascem de pais em vigor a partir capazes pouco para apoiá-los como aqueles que exigem a nossa caridade nas ruas.

Eu tenho sido assegurado por um americano de muito saber do meu conhecimento, em Londres, que uma criança saudável e bem nutrida de menos de um ano de idade é o alimento mais delicioso, nutritivo e saudável, seja cozido ou assado.
http://www.art-bin.com/bilder/onepixred.gif
http://www.art-bin.com/bilder/onepixred.gif
Quanto à minha parte, tendo voltado meus pensamentos durante muitos anos sobre este assunto importante e madura pesou os vários regimes de outros projetores, eu sempre achei-os grosseiramente equivocado no cálculo. É verdade, apenas uma criança caiu de sua mãe pode ser apoiado por seu leite durante um ano solar, com outro alimento pouco,. No máximo que não ultrapasse o valor de 2s, que a mãe pode ter certeza, ou o valor em sucatas, por sua ocupação legal de pedir, e é exatamente em um ano de idade que proponho para fornecer para eles, de tal maneira que em vez de ser uma carga sobre seus pais ou da paróquia, ou querendo alimento e vestuário para o resto de suas vidas , devem, pelo contrário, contribuir para a alimentação, e em parte para a roupa, de muitos milhares.

Há também outra vantagem grande no meu esquema, que irá impedir os abortos voluntários, e aquelas horríveis práticas das mulheres que assassinam seus filhos bastardos, infelizmente! muito freqüente entre nós! sacrificar os bebês pobres inocentes duvido mais para evitar a despesa que a vergonha, o que move as lágrimas e piedade no peito mais selvagem e desumano.

O número de almas neste reino normalmente contada um milhão e meio, desses eu calculo que pode haver cerca de 200 mil casais cujas mulheres são criadores, a partir de qual número subtraio trinta mil casais que são capazes de manter seus próprios filhos, embora eu julgue que não podem ser tantos, sob a angústias presentes do reino, mas este ser concedido, restarão cento e 70 mil criadores. Eu novamente subtrair 50 mil para as mulheres que abortam, ou cujos filhos morrem por acidente ou doença durante o ano. Resta apenas 120 mil crianças de pais pobres a nascer por ano. A questão, portanto, é, como este número deverá ser criados e previstas, que, como eu já disse, na situação actual de coisas, é totalmente impossível por todos os métodos até agora propostos. Para nós não podemos empregá-los em artesanato ou agricultura, nós não construímos casas (quero dizer, no país) nem cultivamos a terra: muito dificilmente poderão ganhar a vida roubando, até que eles chegam a seis anos de idade, salvo se forem de towardly partes, embora confesse que aprender os rudimentos muito mais cedo, durante os quais, podem no entanto ser devidamente encarado apenas como estagiários, como eu tenho sido informado por um cavalheiro principal no condado de Cavan, que protestou-me que ele nunca sabia que acima de um ou dois casos abaixo da idade de seis anos, mesmo em uma parte do reino tão famosa pela mais rápida proficiência nessa arte.

Estou certo pelos nossos comerciantes, que um menino ou uma menina antes de 12 anos de idade não é mercadoria vendável, e mesmo quando eles vêm a esta idade eles não vai render acima de três quilos, ou três libras e meia coroa, no máximo, em a troca, o que não pode transformar a conta nem para os pais ou reino, a acusação de nutrição e trapos de ter sido pelo menos quatro vezes esse valor.

Vou agora, portanto, humildemente propor meus próprios pensamentos, que espero não será responsável perante a mínima objeção.

Eu tenho sido assegurada por um americano muito saber do meu conhecimento, em Londres, que uma criança saudável e bem nutrido é menos um ano de idade um alimento mais delicioso, nutritivo e saudável, seja cozido, assado, cozido ou cozido; e eu faço nenhuma dúvida de que ele vai igualmente servir em um fricassé ou um ragu.

Faço, portanto, humildemente ofereço a consideração pública do que cento e vinte mil crianças já computados, 20.000 podem ser reservados para a raça, da qual apenas parte de um quarto a ser do sexo masculino, o que é mais do que nós permitimos às ovelhas, gado preto ou suína, e minha razão é que estas crianças raramente são os frutos do casamento, uma circunstância não muito considerada pelos nossos selvagens, portanto, um macho será suficiente para servir quatro fêmeas. Que os restantes cem mil pode, em um ano de idade, ser oferecidos na venda para as pessoas de qualidade e fortuna através do reino, sempre aconselhando a mãe a deixá-los sugar abundantemente no último mês, de modo a torná-los gordo e gordura para uma boa mesa. A criança vai fazer dois pratos em um entretenimento para os amigos, e quando a família janta sozinha, a frente ou de traseira trimestre vai fazer um prato razoável, e temperado com um pouco de pimenta ou sal será muito bom fervido no quarto dia, especialmente em inverno.

Fiz as contas em cima de um meio que um recém-nascido pesará 12 quilos, e em um ano solar, se aceitavelmente cuidou, multiplica a 28 quilos.

Concedo que esta comida vai ser um pouco caro e, portanto, muito apropriada para os senhorios, que, uma vez que já consumiu a maioria dos pais, parecem ter o melhor título para as crianças.

Carne bebê estará em temporada durante todo o ano, mas mais abundantes em março, e um pouco antes e depois, porque nos é dito por um autor grave, um eminente médico francês, que os peixes sendo uma dieta prolífica, há mais crianças nascidas em países católicos romanos cerca de nove meses depois da Quaresma do que em qualquer outra época, por isso, contando um ano após a Quaresma, os mercados serão mais saturado do que o habitual, porque o número de crianças popish é, pelo menos, 3-1 neste reino: e, portanto, terão uma vantagem outras garantias, diminuindo o número de papistas entre nós.

Eu já computada a acusação de enfermagem filho de um mendigo (em cuja lista incluo todos os cottagers, trabalhadores, e quatro quintos dos lavradores) que será cerca de dois shillings por ano, trapos incluídos; e eu acredito que nenhum cavalheiro faria repine para dar dez xelins para a carcaça de uma criança boa gordura, que, como eu já disse, dará quatro pratos de carne nutritivo excelente, quando ele tem apenas um amigo particular ou sua própria família para jantar com ele. Assim, o proprietário rural aprenderá a ser um bom senhorio, e crescer popular entre os seus inquilinos, a mãe terá oito shillings lucro líquido, e estar apto para trabalhar até produzir outra criança.

Aqueles que são mais frugais (como devo confessar os tempos exigem) poderão esfolar a carcaça, cuja pele artificialmente vestido vai fazer luvas admiráveis ​​para as senhoras, e botas de verão para os cavalheiros bem.

Quanto à nossa cidade de Dublin, ruínas podem ser nomeados para este fim nas partes mais conveniente do que, e carniceiros podemos estar certos de não faltará; embora eu recomendo comprar sim os filhos vivos, e vestindo-quente da faca, como fazemos com os porcos.

Uma pessoa muito digna, um verdadeiro amante de seu país, e cujas virtudes estimo muito, foi recentemente prazer em discorrer sobre este assunto para oferecer um refinamento ao meu esquema. Ele disse que muitos senhores deste reino, tendo de tarde destruiu seus veados, ele concebeu que a falta de veado pode ser bem fornecido pelos órgãos de rapazes e moças, não superior a 14 anos de idade, nem menos de doze anos; um número tão grande de ambos os sexos em todos os países se agora pronto para morrer de fome por falta de trabalho e serviço, e estes devem ser eliminados por seus pais, se vivos, ou por seus parentes mais próximos. Mas com deferência devido à tão excelente amigo e tão meritório patriota, não posso ser completamente em seus sentimentos, pois, como para os machos, meu conhecido americano assegurou-me, a partir da experiência freqüente, que sua carne era geralmente difícil e magra, como a dos nossos estudantes pelo exercício contínuo, e seu gosto desagradável; e engordá-los não iria responder à acusação. Então, como para as fêmeas, seria, penso eu, com humilde submissão ser uma perda para o público, porque eles logo se tornaria criadores próprios, e, além disso, não é improvável que algumas pessoas escrupulosas pudessem estar aptas a censurar uma tal prática ( embora realmente muito injustamente), como um pouco as raias da crueldade, o que, confesso, tem sido sempre a minha mais forte objecção contra qualquer projeto, no entanto tão bem pretendido.

Mas, a fim de justificar meu amigo, ele confessou que este expediente foi colocado em sua cabeça pelo Psalmanazar famoso, um nativo da ilha Formosa, que veio de lá para Londres acima de 20 anos atrás, e na conversa disse ao meu amigo, que em seu país quando qualquer jovem passou a ser condenado à morte, o carrasco vendeu o cadáver para pessoas de qualidade como uma guloseima nobre, e que em seu tempo o corpo de uma menina gorda de quinze anos, que foi crucificado por uma tentativa de envenenar o imperador, foi vendido ao primeiro-ministro de Sua Majestade Imperial de Estado, e outros grandes mandarins da corte, nas articulações da forca, a 400 coroas. Nem mesmo posso negar que, se o mesmo uso foram feitas de várias plump meninas nesta cidade, que sem um groat único para suas fortunas não pode mexer no exterior sem uma cadeira, e aparecer no teatro e montagens em atavios estrangeiros que nunca vão pagar, o reino não seria o pior.

Algumas pessoas de espírito desponding estão em grande preocupação com que grande número de pessoas pobres, que são idosos, doentes, ou mutilados, e eu tenho desejado para empregar os meus pensamentos que curso podem ser tomadas para aliviar a nação de tão grave oneração um . Mas eu não estou no mínimo de dor em cima desse assunto, porque é muito bem sabido que eles estão a cada dia morrendo e apodrecendo por frio e fome e sujeira e parasitas, tão rápido quanto pode ser razoavelmente esperado. E, como para os trabalhadores jovens, eles estão agora em como uma condição de esperança, não pode começar o trabalho e, conseqüentemente, definhar por falta de alimento, a um grau que se em algum momento eles são acidentalmente contratados para o trabalho comum, eles não têm força para realizá-la, e assim o país e se estão felizes entregues dos males por vir.

Eu digressão já vai longa e, portanto, deve retornar ao meu assunto. Eu acho que as vantagens da proposta que fiz são óbvias e muitas, bem como da maior importância.

Para o primeiro, como já observado, seria diminuir consideravelmente o número de papistas, com quem estamos anual superação, sendo os criadores principais da nação, assim como nossos inimigos mais perigosos, e que ficam em casa de propósito, com um design para entregar o reino para o Pretender, esperando para tomar sua vantagem pela ausência de tantos bons protestantes, que escolheram, em vez de deixar seu país do que ficar em casa e pagar o dízimo contra a sua consciência a um padre episcopal.

Em segundo lugar, os inquilinos mais pobres terão algo valioso da sua própria, que por lei podem ser responsabilizados ao sofrimento e ajudar a pagar a renda o senhorio, o seu milho e gado sendo já apreendido, e dinheiro um desconhecido coisa.

Em terceiro lugar, Considerando que a manutenção de cem mil crianças, de dois anos para cima, não pode ser calculado em menos de dez xelins uma peça por ano, as ações da nação será, assim, aumentou £ 50.000 por ano, ao lado do lucro de uma novo prato introduziu as tabelas de todos os senhores da fortuna do reino que têm algum refinamento no paladar. E o dinheiro vai circular entre nós, os bens sendo inteiramente de nosso próprio crescimento e fabricação.

Em quarto lugar, Os criadores constante, ao lado do ganho de oito xelins a libra esterlina por ano pela venda de seus filhos, vai se livrar da acusação de mantê-las após o primeiro ano.

Em quinto lugar, este alimento iria igualmente trazer personalizado grande tabernas, onde os viticultores certamente vai ser tão prudentes como para obter as melhores receitas para vestir-lo à perfeição e, conseqüentemente, ter suas casas freqüentadas por todos os senhores bem, que justamente valorizam a si mesmos em suas conhecimento em comer bem, e um cozinheiro habilidoso, que sabe como obrigar seus convidados, vai inventar para torná-lo tão caro como bem entenderem.

Em sexto lugar, Isso seria um incentivo grande ao casamento, que todas as nações têm sábio ou estimulados pelas recompensas ou impostas por leis e penalidades.Aumentaria o cuidado ea ternura das mães para seus filhos, quando eles tinham certeza de um acordo para que a vida os bebês pobres, desde que em algum tipo por parte do público, para o seu lucro anual em vez de despesa.Devemos ver uma emulação honesta entre as mulheres casadas, qual deles poderia trazer o filho mais gordo para o mercado. Os homens se tornariam como gostam de suas esposas durante o tempo da gravidez como são agora de suas éguas em potro, suas vacas prenhas, suas fêmeas, quando eles estão prontos para farrow, nem oferecer a bater ou chutá-los (como é muito freqüente uma prática) por medo de um aborto espontâneo.

Muitas outras vantagens poderiam ser enumeradas. Por exemplo, a adição de alguns milhares de carcaças em nossa exportação de carne de cano, a propagação de carne de porco, e melhoria na arte de fazer o bacon bem, queria tanto entre nós pela grande destruição de porcos, muito freqüente em nossas mesas; que são de forma alguma comparáveis ​​em gosto ou magnificência a um bem crescido, criança, a gordura ao sobreano, que assado inteiro fará um número considerável em uma festa prefeito ou qualquer outro entretenimento público. Mas este e muitos outros omito, sendo estudioso da brevidade.

Supondo que mil famílias na cidade, seriam clientes constante para carne recém-nascidos, além de outros que poderiam tê-lo em reuniões alegres, principalmente em casamentos e baptizados, eu calcular que Dublin tirava anualmente cerca de 20.000 carcaças, eo resto da o reino (onde provavelmente eles serão vendidos um pouco mais barato) os restantes 80 mil.

Não consigo pensar em nenhuma objeção um, que possivelmente irá ser levantada contra esta proposta, a menos que ele deve ser instado, que o número de pessoas serão, assim, muito menor no reino. Isso eu livremente própria, e 'twas fato um projeto principal em oferecê-lo ao mundo. Eu desejo que o leitor vai observar, que eu calculo meu remédio para este reino um indivíduo da Irlanda, e para nenhum outro que sempre foi, é, ou, eu acho, que nunca pode ser sobre a Terra. Portanto, que ninguém me fale de outros expedientes: de tributar os nossos ausentes em cinco xelins por libra: De usar nem cloaths, nem móveis de uso doméstico, exceto o que é de nosso próprio crescimento e produção: É totalmente rejeitando os materiais e instrumentos que promovam a estrangeiros luxo: a cura da carestia de orgulho, vaidade, preguiça, jogos e mulheres em nossa: de introdução de uma veia da parcimônia, prudência e temperança: de aprender a amar o nosso país, onde nós diferimos mesmo de lapões, e os habitantes de Topinamboo: de parar os nossos ressentimentos e facções, nem agir por mais tempo como os judeus, que estavam assassinando uns aos outros no momento em que sua cidade foi tomada: De ser um pouco cauteloso em não vender o nosso país e as consciências para nada: os senhorios de ensino ter em pelo menos um grau de misericórdia para com os seus inquilinos. Por último, de colocar um espírito de honestidade, habilidade, indústria e em nossos lojistas, que, se uma resolução poderia agora ser tomadas para comprar apenas os nossos produtos nativos, imediatamente se unem para enganar e exata sobre nós no preço, medir a , ea bondade, nem poderia ainda ser levados a fazer uma proposta justa de tratar apenas, embora muitas vezes e sinceramente convidou a ele.

Portanto, repito, que nenhum homem falar comigo destes e os expedientes como, 'até que ele tem, pelo menos, glympse alguns de esperança, que não venha a ser alguma tentativa caloroso e sincero para colocá-los em prática.

Mas, como a mim mesmo, cansado de ter sido por muitos anos com a oferta de vão, ocioso pensamentos, visionário, e finalmente totalmente desesperada de sucesso, eu, felizmente, caiu sobre esta proposta, que, como ele é totalmente novo, por isso tem alguma coisa sólido e real, de não expence e pouca dificuldade, completa em nosso próprio poder, e em que podemos incorrer em nenhum perigo descorteses Inglaterra. Para este tipo de mercadoria não vai suportar, exportação e carne sendo de muito concurso consistência, a admitir uma continuação longa em sal, embora talvez eu poderia nomear um país, que ficaria feliz em comer a nossa nação inteira sem ele.

Afinal, eu não sou tão violentamente curvado sobre a minha própria opinião como rejeitar qualquer proposta de oferta por homens sábios, que deve ser observada igualmente inocente, barata, fácil e eficaz. Mas antes que algo desse tipo devem ser avançadas em contradição com meu esquema, e oferecendo uma melhor, eu desejo o autor ou autores serão satisfeitos madura para considerar dois pontos. Primeiro, como as coisas estão agora, como eles serão capazes de encontrar alimento e vestuário para cem mil bocas inúteis e costas. E em segundo lugar, havendo um milhão redondo de criaturas em figura humana em todo este reino, cuja subsistência todo colocado em uma ação comum seria deixá-los em dívida dois milhões de libras esterlinas, acrescentando aqueles que são mendigos por profissão para a maior parte dos agricultores, cottagers e trabalhadores, com suas esposas e crianças que são mendigos em vigor: Eu desejo aqueles políticos que não gostam de minha abertura, e talvez seja tão ousado a ponto de tentar uma resposta, que eles vão primeiro perguntar aos pais desses mortais, se eles não se vê neste dia acho que uma grande felicidade de ter sido vendido para o alimento, em um ano de idade na maneira eu prescrevo, e assim ter evitado uma cena perpétua de desgraças, como acontece desde atravessado pela opressão dos latifundiários, a impossibilidade de pagar o aluguel, sem dinheiro ou comerciais, a falta de sustento comum, com nem casa, nem roupas para cobri-los das inclemências do tempo, ea perspectiva inevitável de mais impliquem as misérias ou maiores sobre como sua raça para sempre.

Direi, na sinceridade do meu coração, que eu não tenho o menor interesse pessoal em se esforçando para promover este trabalho necessário, não tendo nenhum outro motivo que não o bem público do meu país, avançando o nosso comércio, oferecendo para crianças, aliviando os pobres , e dar algum prazer aos ricos. Eu não tenho filhos, que eu possa propor para obter um único centavo, sendo o mais jovem de nove anos, e meu passado mulher fértil.

Um comentário:

Garota do Blog disse...

Tenho que confessar, ao ler esta ultima passagem, que foi a primeira a ser escrita, fiquei meio..não fiquei totalmente chocada, paralisada com tal descrição de história,vivo a cerca de dois anos nesta vida de blog, neste momento curvo-me diante a este que acabo de ler e digo: Nunca havia lido tal coisa, texto tão expressivismo e porque não dizer gratificante? Aguardarei novas postagens, gostaria muito de continuar a passear e entender melhor este "mundo bárbaro" e suas histórias marcantes sejam reais ou fictícias.. ansiosamente: Garota do Blog