Juro que não é papo de saudosista que acha que as coisas de antigamente são sempre melhores que as atuais! Mas convenhamos... neste caso, era muito melhor! Em 1980, passou o especial "A Arca de Noé" em comemoração ao dia das crianças daquele ano. Vários músicos, em especial Toquinho, se juntaram e musicaram alguns poemas infantis do Vinicius - alguns deles o próprio já havia musicado - e fez-se esse clássico, para mim a melhor obra musical infantil já criada no Brasil. Para quem não conhece, analisem o "peso" da obra: poemas de Vinicius de Moraes, executados por Elis Regina, Marina, Boca Livre, MPB-4, Moraes Moreira, As Frenéticas, Toquinho, Clara Nunes (Arca de Noé 2)... Cá entre nós, era muito melhor o nível das músicas que as crianças ouviam. Acho que hoje em dia só a Bia Bedran faz música inteligente para crianças. Se souberem de outros comentem.
Ah! Não citei um cantor de "peso" propositalmente, pois gostaria que vocês o assistissem agora!
5 comentários:
Mexeu em um ponto que eu sei lidar e bem,fazendo estágios percebi que o mundo infantil gira em torno da música, tudo que a criança faz há uma trilha que acompanha.. então fizemos um caderno musical cada um de nós formandos para guardar boas músicas.. e a maioria era poemas de Vinicius transformados.. não há outro nível musical onde possamos deixar apurar os sentidos das crianças..e só para não esquecer esse a Arca de noé2, fizemos uma palestra sobre ela no orfanato em 2008 para as crianças seguindo de brincadeiras e distribuições de brinquedos.. bom voltando ao assunto.. não..conheço outros que sejam bons para deixar uma cabecinha em formação escutar!
Meu caro, concordo com suas palavras. Bia Bedran é a maior força no gênero por sua musicalidade, pela poesia, pela graciosidade e pela seriedade com que encara a melhor e mais curta fase da existência humana. Luz e paz profunda.
belas palavras!!!!!!!!!!
Porra, maneco, seu blog tá muito maneiro!!!! Arca de Noé cantando São francisco lembra a nossa infância. Saudosismos a parte, era muito melhor mesmo!!!
Postar um comentário