segunda-feira, 19 de março de 2012

Tao Te Ching - "O Livro que revela a essência"

Os tradutores de chinês recorrem a mais de 30 palavras diferentes para exprimir o sentido do ideograma Tao. Pode ser traduzido como O Insondável, O Absoluto, A Essência, A Suprema Realidade, A Inteligência Cósmica, etc... Te pode ser traduzido como revelação, caminho, diretriz, e Ching pode ser traduzido como livro, documento. O Tao Te Ching é o livro do taoísmo fundamental, tradição filosófica e religiosa que tem influenciado os povos do leste da Ásia há mais de 2.500 anos. A astrologia chinesa, a culinária chinesa, o zen budismo, várias artes marciais chinesas, a medicina tradicional chinesa, o feng shui, entre outras manifestações orientais, têm sido entrelaçados com o taoismo ao longo da história.
Lao-Tsé, o escritor do Tao Te Ching, viveu na China, na corte de Chou, no séc. VI antes de Cristo, trabalhando como historiador e bibliotecário até os seus quarenta anos. Depois, abandonou a corte e foi viver como um eremita na floresta, estudando e meditando. Com cerca de oitenta anos, cruzou a fronteira ocidental da China, e se deparou com um soldado da divisa, que lhe pediu um resumo de sua filosofia. Lao-Tsé lhe entregou um pequeno manuscrito, com a essência dessa filosofia, o Tao Te Ching. Após entregar o manuscrito simplesmente desapareceu sem deixar nenhum vestígio. Lao pode ser traduzido como criança, jovem, adolescente; e Tsé pode ser traduzido como idoso, maduro, sábio, espiritualmente adulto.
Toda a filosofia taoísta é permeada pela bipolaridade complementar cósmica, elegantemente representada pelo Tei-Gi, símbolo que reflete o estado de interdependência das duas polaridades universais. Uma está contida na outra, giram em torno de si, se completam e se integram numa formação que transcende a dualidade, caracterizando a interdependência e complementariedade. A curvatura que os divide remonta à flexibilidade de limites entre as polaridades e ao mesmo tempo dão a idéia de rotação e movimento. Podemos dizer: um símbolo perfeito.
O Tao Te Ching é formado por 81 poemas da mais rara beleza e profundidade. Cada vez que os lemos visualizamos diferentes compreensões e aspectos. Simplesmente espetacular! Aliás, é justamente por serem extremamente simples e curtos que os poemas são tão profundos. Indico a todos lerem...aqui vai uma prévia:

Poema 2

Só temos consciência do belo
Quando conhecemos o feio.
Só temos consciência do bom
Quando conhecemos o mau.
Porquanto o ser e o existir
Se engendram mutuamente.
O fácil e o difícil se completam.
O grande e o pequeno são complementares.
O alto e o baixo formam um todo.
O som e o silêncio formam a harmonia.
O passado e o futuro geram o tempo.
Eis porque o sábio age pelo não-agir.
E ensina sem falar.
Aceita tudo que lhe acontece.
Produz tudo e não fica com nada.
O sábio tudo realiza - e nada considera seu.
Tudo faz - e não se apega à sua obra.
Não se prende aos frutos da sua atividade.
Termina sua obra
E está sempre no princípio.
E por isso sua obra prospera.

Poema 33

Inteligente é quem outros conhece;
Sapiente é quem conhece a si mesmo.
Forte é quem outros vence;
Poderoso é quem se domina a si mesmo.
Ativo é quem muito trabalha;
Rico é quem vive feliz.
Firme é quem vive em seu posto;
Eterno é quem supera a morte.

Um comentário:

Um outro dia disse...

Où puis-je trouver davantage?