segunda-feira, 5 de março de 2012

Velasquez.

De todos os grandes pintores, é o que eu mais admiro. Não produzia o estilo que mais gosto, o impressionismo, mas concordo com um impressionista famoso, Édouard Manet, que afirmou que Velasquez foi o "pintor dos pintores".
Diego Rodríguez de Silva y Velázquez nasceu em Sevilha a 6 de junho de 1599. Vindo de uma nobre família portuguesa - do Porto - foi estudar pintura aos 10 anos com Francisco Herrera, apaixonado pela arte de Caravaggio, do qual segue, principalmente em seus primeiros trabalhos, o estilo denominado tenebrismo, que acentua os contrastes entre as zonas claras e escuras. Depois foi aprendiz do atelier de Francisco Pacheco, e monta sua própria oficina em 1617. Em 1623 torna-se pintor do rei Felipe IV, e também pintor de câmara da corte real. É a idade de ouro da realeza espanhola, e lá está Velasquez a retratando.
De todos os seus quadros, alguns para mim são extremamente marcantes: "As Meninas", sua obra-prima. Tem como centro a infanta Margarida Maria, e todo o séquito a sua volta, inclusive o próprio Velasquez pintando. Em uma de suas viagens a Itália, retratou o Papa Inocêncio X. Impressionante a fisionomia retratada, captando a severidade e inclemência em seu olhar. E o retrato do príncipe Balthazar Carlos em seu cavalo. Demonstrando seu ar arrogante e autoritário ainda menino. E ainda, pela leveza, sensibilidade e riqueza de detalhes, As Fiandeiras.
Morreu em 6 de agosto de 1660, em Madri. Influenciou inúmeros grandes pintores, como Picasso, Salvador Dali, Manet e o estilo impressionista. Apreciem algumas obras desse gênio.




3 comentários:

Um outro dia disse...

muito bom, adorei o da criança no cavalo, saberia explica-la?

Maneco Retalhando disse...

É o príncipe Balthazar Carlos, conforme explicado no texto, cara Garota do Blog.

Um outro dia disse...

Obrigada, mas não era essa explicação que eu esperava, pois tal já estava no texto, queria saber o local, a idade, essas coisas, Afinal pedi para que explicasse a foto e não disse quem era, caro maneco!