De todos os grandes pintores, é o que eu mais admiro. Não produzia o estilo que mais gosto, o impressionismo, mas concordo com um impressionista famoso, Édouard Manet, que afirmou que Velasquez foi o "pintor dos pintores".
Diego Rodríguez de Silva y Velázquez nasceu em Sevilha a 6 de junho de 1599. Vindo de uma nobre família portuguesa - do Porto - foi estudar pintura aos 10 anos com Francisco Herrera, apaixonado pela arte de Caravaggio, do qual segue, principalmente em seus primeiros trabalhos, o estilo denominado tenebrismo, que acentua os contrastes entre as zonas claras e escuras. Depois foi aprendiz do atelier de Francisco Pacheco, e monta sua própria oficina em 1617. Em 1623 torna-se pintor do rei Felipe IV, e também pintor de câmara da corte real. É a idade de ouro da realeza espanhola, e lá está Velasquez a retratando.
De todos os seus quadros, alguns para mim são extremamente marcantes: "As Meninas", sua obra-prima. Tem como centro a infanta Margarida Maria, e todo o séquito a sua volta, inclusive o próprio Velasquez pintando. Em uma de suas viagens a Itália, retratou o Papa Inocêncio X. Impressionante a fisionomia retratada, captando a severidade e inclemência em seu olhar. E o retrato do príncipe Balthazar Carlos em seu cavalo. Demonstrando seu ar arrogante e autoritário ainda menino. E ainda, pela leveza, sensibilidade e riqueza de detalhes, As Fiandeiras.
Morreu em 6 de agosto de 1660, em Madri. Influenciou inúmeros grandes pintores, como Picasso, Salvador Dali, Manet e o estilo impressionista. Apreciem algumas obras desse gênio.
3 comentários:
muito bom, adorei o da criança no cavalo, saberia explica-la?
É o príncipe Balthazar Carlos, conforme explicado no texto, cara Garota do Blog.
Obrigada, mas não era essa explicação que eu esperava, pois tal já estava no texto, queria saber o local, a idade, essas coisas, Afinal pedi para que explicasse a foto e não disse quem era, caro maneco!
Postar um comentário