segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Música Clássica

Adoro música clássica, realmente. Costumo ir a concertos, ouço em casa, compro cd´s... Há tempos tenho esse gosto, e muito agradeço ao meu avô por isso. Desde que me entendo por gente me lembro dele ouvindo as músicas e me contando as histórias das vidas de alguns compositores. Quando vi o filme Amadeus de Millos Forman fiquei maravilhado. Quem não viu deve ver, é espetacular. Eu tinha oito anos há época, e não tinha a real noção da grandiosidade de Mozart como hoje o tenho. Era um gênio. Pesquisando sobre sua vida descobri que o filme apenas não traduz exatamente a questão - central, diga-se de passagem - da relação entre o Salniere e Mozart. Na verdade, Mozart é que supostamente invejava Salniere, devido a sua alta posição como músico da corte, mas em seguida fica lisonjeado com os elogios feitos por este, e mantiveram uma recíproca admiração. A história do filme foi baseada em uma outra, escrita em uma época do romantismo em que para o "herói" deveria haver um "vilão", e para este papel foi escolhido o pobre Salniere, um excelente músico, na realidade, mas que não causou as desgraças ocorridas na história real. Talvez essa escolha tenha sido causada por um fato inusitado: segundo alguns relatos de amigos, antes de morrer, Salniere havia dito que tentara envenenar Mozart, porém já estava mentalmente perturbado e não mais falava coisa com coisa. Além disso, hoje em dia se sabe quem fez o pedido de composição do famoso Réquiem inacabado - que no filme foi atribuído a Salniere: Foi o conde Walsegg-Stuppach, que pedira anonimato quanto a encomenda.
Bom... histórias à parte, o homem foi um gênio e sua música um grande monumento a humanidade.
Entre muitas, estas eu acho fabulosas:


4 comentários:

Um outro dia disse...

Ha última é muito boa mesmo, a pobre menina vive sobre pressão, torna a história extravagantemente interessante

Anônimo disse...

Não sou muito apegado a essas coisas não,sou muito agitado para ficar parado em um lugar assistindo ao concerto, como consegue?

Anônimo disse...

Renata F, sua forma de escrever lembra a minha amiga garota do blog, parece que ela gosta do seu blog tbm, isso prova que eu não estou errada ao dizer que você é bom, confie em mim!!! Ai eu acho que você deveria conhece-la de uma passada no blog dela e leia qualquer coisa, você irá gostar( não conheço nenhuma destas obras,mas foi bom saber que elas exitem e aqui tão perto da gente)

Manoel Martins Neto disse...

Garota do blog, que bom que gostou, sua opinião é imprescindível. Anônimos: também sou muito agitado. Concordo que há concertos chatos, mas também há os maravilhosos... como em qualquer atividade há coisas boas e ruins. Irei publicar em breve algumas dicas sobre concertos legais, que talvez vocês irão gostar. Ah! também leio a garota do blog e gosto muito.