Algumas tradições místicas dizem que durante o período da vida de Cristo em que não é descrito pelos evangelhos ele esteve e estudou com sábios orientais. Ao lermos a história e os símbolos relacionados a Siddartha Gautama, o que se tornou Budha, o desperto, vemos vários pontos parecidos. Mas, vale a pena lembrar, Buda viveu no séc. VI antes de Cristo. Quando surge Cristo, a filosofia budista já estava bem sedimentada. Bom, quem tiver interesse pesquise mais sobre a vida de ambos... é um assunto muito longo para tratar aqui.
Então mostrarei aqui apenas um ponto bem interessante a esse respeito, que nos dá indícios de uma possível origem - se os místicos citados estiverem certos - da santíssima trindade.
Os três corpos de Buda.
Dharmakaya: o corpo dos ensinamentos, o corpo do caminho, a fonte da iluminação e felicidade. Em seu significado original: "o corpo para atingir a compreensão e o amor".
Sambhogakaya: o corpo da bem-aventurança, deleite, celebração, resultados ou recompensas.
E o mais interessante nessa comparação, para mim, é este último, nitidamente comparado ao "filho":
Nirmakaya: Shakyamuni, o Buda histórico, é o Nirmakaya, um raio de luz enviado ao mundo pelo sol do Dharmakaya para ajudar e aliviar o sofrimento dos seres vivos.
Tirem suas conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário