Há algum tempo (2006) li sobre o projeto de um filme baseado no livro do jornalista Jon Krakauer "Na Natureza Selvagem". Havia realmente me esquecido disso, e há uns dois anos vi finalmente o filme.
Confesso que ainda não li a obra, o único livro que li do Krakauer foi "No Ar Rarefeito", e gostei muito. Para quem não conhece, é a história de uma tragédia que ocorreu com dois grupos de escaladas "comerciais" ao Everest, e se tornou filme também.
Na Natureza Selvagem - Into the Wild, no original - conta a história, real, de um jovem de família rica do leste americano encontrado morto de inanição no Alaska. Inicia-se a investigação da trajetória do jovem Chris McCandless até ali. Revela a América dos que vivem à margem, pegando carona ou circulando em carros velhos, vivendo em acampamentos e cidades-fantasmas. Mergulha no mundo da cidadezinha rural, onde homens rudes bebem e conversam sobre o tempo e a colheita. Compara a história do jovem com a de outros aventureiros solitários que tiveram fim trágico.
O filme é espetacular. Com direção de Sean Penn e trilha de Eddie Vedder (do Pearl Jam), narra com extrema sensibilidade a fuga de Chis de seu mundo materialista e da hipocrisia em sua família. Altamente influenciado por suas leituras, principalmente Thoreau e Tolstoi, é um cara extremamente simpático, uma pessoa que faz amigos com facilidade, com uma simpatia espontânea, onde apenas se vê uma certa tristeza interior, não obstante toda a força que possui.
Duas sequencias que pra mim são espetaculares: ele passa por uma cidade grande e se imagina como um yupiezinho engravatado e sente nojo; e próximo ao fim do filme, o encontro dele com um senhor viúvo.
O filme é lindo, indico a todos verem, e vou buscar rapidamente o livro pra ler.
2 comentários:
Preciso ver este filme!
Parece ser legal
Postar um comentário